0item(s)

Você não possui itens no carrinho de compras.

Product was successfully added to your shopping cart.

Manual de Aplicação

A Tebaldi Gráficos recomenda a leitura completa deste manual antes de iniciar os procedimentos de aplicação dos adesivos.


Não nos responsabilizamos pelo desgaste prematuro do adesivo, nem por aplicações feitas por terceiros.
Nossa garantia cobre somente defeitos de fabricação.

Cuidados básicos:
Antes de prosseguir com a aplicação do gráfico, certificar-se que os plásticos da moto estejam limpos e livres de quaisquer impurezas (poeira, terra, óleo, resíduos de adesivos antigos, etc). Também é recomendado verificar o estado dos plásticos da motocicleta. Rachaduras, plásticos quebrados ou com furos, não proporcionam uma aplicação adequada, podendo o gráfico se soltar ou mesmo rasgar. Riscos ou marcas de quedas ou riscos profundos nos plásticos também podem interferir na aplicação.

Mãos também devem estar limpas e livres de qualquer contaminação (poeira, terra, óleo, etc).

Não existe uma receita exata para aplicação do adesivo, varia de caso a caso. Mas com as dicas abaixo será mais fácil para proceder com a aplicação.

No caso de contar com uma ajuda, recomendamos retirar os plásticos da moto e adesivar sobre uma mesa. Porém, se for aplicar sozinho, a recomendação é manter todos os plásticos montados na moto e remover somente o banco da motocicleta.

Material indicado para aplicação:
  • Soprador térmico (se não dispor, pode ser utilizado um secador de cabelo);
  • Estilete (em alguns casos);
  • Espátula (recomendamos a espátula de feltro. Na falta pode se utilizar um pano que não solte fiapos. Dobrar o pano até ele ficar firme).


Aplicação:
Não é necessário utilizar nenhum tipo de líquido (água com sabão, detergente etc). A aplicação deve ser feita à seco. Para todas as peças o procedimento é o mesmo.

DICA1: Não retire todo o liner de uma vez. Isso irá dificultar a aplicação e pode ocorrer a contaminação do adesivo.
DICA2: Nunca usar a potência máxima do soprador térmico, nem usar por tempo muito prolongado, pois podem ocorrer deformações no adesivo.

  1. A aplicação é fácil e requer somente um pouco de paciência;
  2. Aquecer o plástico com o soprador térmico;
  3. Retirar uma ponta do liner (papel siliconado) e posicionar na peça a ser adesivada;
  4. Fazer o alinhamento do adesivo na peça;
  5. Após alinhar, retirar o liner, e ao mesmo tempo espatular (deslizar a espátula ou o pano) sobre o adesivo, aplicando uma pressão moderada a fim de evitar bolhas de ar. Caso tenha ficado uma bolha de ar é possível remover o adesivo até a bolha e refazer a aplicação. Se ficou uma bolha de ar e não quiser remover o adesivo, podem ser feitos pequenos furos com uma agulha e pressionar o adesivo até que todo o ar tenha saído.
  6. Nas peças com curvatura muito acentuada (ex. number plate lateral do lado da ponteira de escape), aquecer moderadamente o adesivo com o soprador térmico, para que possa moldar corretamente na peça.
  7. Eventuais sobras de adesivos podem ser retirardas com estilete. Geralmente ocorrem sobras, quando os plásticos utilizados não são originais. Muito cuidado no manuseio do estilete, pois além do risco de se cortar gravemente, podem ocorrer cortes no plástico de sua moto.
  8. Após todo o gráfico ser aplicado, recomendamos aquecer novamente os plásticos, com o soprador térmico. Este procedimento visa aumentar a adesão do gráfico.
  9. Recomendamos não lavar, nem pilotar nas primeiras 48h após a aplicação.


OBSERVAÇÃO: Plásticos novos têm uma fina camada de verniz, que muitas vezes não proporciona uma correta adesão do gráfico. Neste caso, antes de começar a aplicação, recomendamos lavar as peças com uma bucha (lado verde) usando bastante água e sabão e/ou detergente neutro. Este procedimento retira o verniz que dá o brilho no plástico deixando o plástico fosco, porém contribui muito para que o adesivo tenha uma melhor adesão à peça.